Com o passar do tempo, a pele do idoso tende a se tornar mais fina e seca, pregueada e com uma tonalidade amarelada. A época do aparecimento destas alterações inicia-se no adulto por volta dos 30. Aos 40, elas já se acentuam gradualmente e têm relacão com a cor da pele e a intensidade de exposição solar ao longo da vida. Além disso, há também uma diminuição progressiva da secreção sebácea, da secreção sudorípara e do conteúdo de água na pele, e o afinamento das fibras colágenas. Por isso, alguns cuidados são básicos para a manutenção da saúde e da beleza da pele idosa, como: usar quantidade mínima de sabões e detergentes, dando preferência aos sabões neutros ou hidratantes; fazer uso de, após cada banho, cremes lubrificantes e emolientes; e restringir a exposição solar, usando fotoprotetor diário e reaplicando-o com freqüência, sendo o fator de proteção solar indicado de acordo com cada tipo de pele.
Em relação aos tratamentos estéticos que podem amenizar os danos da pele idosa, a luz pulsada pode ser uma opção. Ela age tanto superficialmente, reduzindo manchas senis, sardas e melanoses solares de forma efetiva, como profundamente, estimulando o colágeno e reduzindo rugas. Para este tratamento são necessárias de duas a seis sessões, de acordo com a resposta e indicação de cada caso, e o intervalo entre as sessões é de aproximadamente 30 dias.
Outra excelente opção de rejuvenescimento é o laser pixel, que atua na derme estimulando uma pele mais lisa e sem manchas, e é ótimo para correção de cicatrizes, principalmente as de acne. As pacientes de pele mais madura adoram, pois vêm ótimos resultados ao redor da boca e dos olhos. No tratamento com o pixel, também são necessárias de duas a cinco sessões e o intervalo é mensal.
As outras opções seriam o Acccent, aparelho que eleva a temperatura da pele, estimula a reorganização do colágeno, e é indicado para flacidez corporal, podendo ser usado no rosto, pescoço e corpo; a toxina botulínica, que ajuda principalmente nas rugas dinâmicas da face, diminuindo a contração muscular; e os preenchedores, que corrigem as rugas da face. Eles são muito usados ao redor dos lábios, para aumento do contorno e no sulco nasogeniano, e têm durabilidade em torno de 8 meses.