A maioria das pacientes só se preocupa com a beleza das mãos somente quando elas já estão emagrecidas e flácidas, ou devido ao aparecimento de manchas acastanhadas.
Um dos tratamentos mais modernos para o dorso das mãos é o preenchimento à base de hidroxiapatita de cálcio e de ácido hialurônico. Essas substâncias atuam como um cimento, preenchendo as áreas de retração e afundamento, que acontecem ao longo dos anos na região. Além de melhorarem o aspecto envelhecido, elas ajudam no estímulo da produção de colágeno. O resultado desse tratamento pode ser visto três dias após a aplicação, e seus efeitos duram entre oito a 18 meses.
Já para as manchinhas de tom castanho, que são adquiridas com o tempo, devido ao acúmulo de exposição solar, o tratamento mais indicado é a luz intensa pulsada. Ela tem uma grande afinidade pela melanina, e causa uma pequena crosta nas manchas mais escuras, fazendo-as regredir em torno de uma a duas semanas. Dependendo da quantidade de manchas, podem ser indicadas de duas a quatro sessões, com intervalos mensais.
Para quem ainda não tem nenhum dos dois problemas, a dica é: lembre-se de usar o protetor solar também no dorso das mãos diariamente. E se tiver oportunidade, peça, ao seu dermatologista, indicações de hidratantes inteligentes, que não apenas evitam o ressecamento, como retardam o processo de flacidez da pele.
A prevenção ainda é o melhor tratamento!