
Como é a constituição da barreira protetora da pele?
A barreira protetora da pele é feita através da camada córnea, que é constituída por lâminas de queratina superpostas, cuja espessura varia de acordo com a região. Sua principal função é proteger contra agressões físicas, químicas e biológicas.
Como a falta de hidratação desequilibra essa barreira protetora?
O ressecamento da pele altera o ritmo normal de maturação e descamação das células da camada mais superficial da pele (córnea), impedindo o desprendimento individual dessas células e favorecendo o desprendimento em bloco, deixando a pele desprotegida.
O que acontece com a pele quando ela perde sua barreira protetora?
Há um aumento da perda de água pela epiderme resultando em aspereza da pele, deixando a pele mais suscetível a coceiras e inflamações.
A psoríase e a dermatite atópica estão entre os problemas relacionados à falta de proteção da pele?
Sim, porém, as duas doenças são de origem multifatoriais, ou seja, relacionadas não somente à alteração da barreira cutânea, mas também a alterações genéticas e individuais. Na dermatite atópica, ocorrem alterações como quantidade menor de ceramidas na pele e com alterações estruturais e tempo de renovação celular menor. Já na psoríase, ocorrem uma maior proliferação epidérmica, estrutura de barreira lipídica anormal e ressecamento decorrente também de efeitos colaterais de medicações orais.
É verdade que os sabonetes removem a proteção da pele?
Na realidade, o mau uso dos sabonetes o que causa o ressecamento. importante alguns cuidados, como: usar sabonetes com ph neutro (glicerina) ou os hidratantes – os sabonetes infantis e os lquidos, que so mais indicados devido ao ph mais prximo do ph da pele, devem ser usados apenas uma vez ao dia e, no caso de peles mais secas, como dos idosos e dos alrgicos, apenas nas reas de dobra e/ou atrito – no usar buchas diariamente; evitar banhos quentes e demorados ; lanar mo de um hidratante dirio, principalmente aps o banho.
A pele sensível tem uma barreira de proteção mais fraca?
Pacientes de pele sensível precisam estar atento aos hidratantes usados, pois alguns destes possuem ativos irritantes, como a uréia. Entre os ativos indicados para este tipo de pele estão o pca-na, a vitamina E, a alantoína e as ceramidas. A cada dia que passa surgem mais opções de hidratantes com ativos que se assemelham aos lípides existentes na pele.
Usar hidratante é a melhor forma de recuperar a barreira de proteção da pele?
Sem dúvida, porém devemos associar ao uso de hidratantes cuidados básicos como, principalmente, evitar banhos demorados e quentes. Os hidratantes mais modernos são utilizados apenas uma vez ao dia, após o banho.
Por que a pele vai perdendo hidratação com o passar do tempo?
Porque há uma diminuição progressiva da secreção sebácea, sudorípara e do conteúdo de água da pele. Essas alterações são mais intensas na pele que foi muito exposta ao sol e nos idosos.