
Quais os cuidados devem ser tomados quando uma mulher vai fazer as unhas com uma manicure?
O principal cuidado a ser tomado é em relação ao material que sempre deve ser próprio. Devemos levar não só o alicate, mas tambem a espátula e a lixa. É importantíssimo que as bacias onde ficam pés e mãos sejam descartáveis e/ou protegidas por uma “touca” descartável.
É aconselhável tirar a cutícula?
O ideal é que as cutículas sejam preservadas, pois são uma barreira natural contra fungos e bactérias. Caso sejam removidas, recomendo evitar cavá-las ou mexer nos cantos mais sensíveis.
Quais doenças podem ser transmitidas para as clientes e para as manicures ao serem picadas por um alicate que não foi limpo corretamente?
A principal é a onicomicose (micose de unha) e a tinea da mão e pés (micose). Além disso, estamos susceptíveis a doenças mais graves como hepatite c e, até mesmo, a AIDS.
Como o alicate deve ser esterilizado?
Em autoclaves e não estufas. As autoclaves já possuem o tempo pré-determinado para esterelização. Além disso, é importante colocar o material em “sacos” cirúrgicos individuais e descartáveis.
Usar o mesmo potinho e a mesma bacia para por os pés pode passar micoses, doenças por fungos ou bactérias, quais?
Sim. Da mesma forma que o sangue trocado nos alicates pode contaminar, as bacias podem ser meios de cultura principalmente para fungos do gênero da candida sp e dos dermatófitos.
Usar a mesma lixa em diferentes clientes pode passar doenças, quais?
Pode. A lixa contaminada também pode ser uma forma de transmissão de onicomicoses.