
Por que a mulher tem acne nessa faixa?
Pode surgir nesta fase da vida ou ser decorrente da persistência da acne juvenil. Surge em decorrência de alterações hormonais devido a disfunções ovarianas (ex.sindrome do ovário policístico), alterações das glândulas supra renais ou um aumento da sensibilidade da pele aos hormônios masculinos.
Em quais partes do rosto e do corpo o problema é mais comum e por quê?
No queixo, mandíbula e pescoço.
Como tratar o problema em casa?
Com medicações tópicas, sabonetes específicos e até antibióticos orais, sempre receitados pelo dermatologista.
O que deve ser feito?
Diariamente, pela manhã e à noite, lavar o rosto com um sabonete à base de enxofre e/ou ácido acetil salicílico. À noite, passar a medicação, geralmente em gel, nas áreas afetadas. Evitar espremer as lesões, mesmos os cravos Pela manhã, pode-se passar um tônico que controle a oleosidade da pele, seguido sempre de filtro solar e esse tem que ser oil free (livre de óleo). Atenção para os esfoliantes. Eles não devem ser usados diariamente, pois a pele já fica sensibilizada com o tratamento. Usá-los de uma a duas vezes por semana.
Que tipo de produto deve ser usado, com quais ingredientes e como eles atuam?
Sabonetes de enxofre e/ou ácido salicílico controlam a oleosidade da pele. Gel e gel creme à base de peróxido de benzoílla, eritromicina ou clindamicina têm ação antiflamatória. Antibióticos orais à base de tetraciclina e derivados ou azitromicina.
Qual a regularidade de uso desses produtos?
Diariamente. Alguns dermatologistas associam duas substâncias alternando o uso pela manhã e pela noite.
Quais as melhores formas de tratar o problema no consultório?
Existem os peelings superficiais seriados à base de ácido salicílico a 30%, ácido retinóico e jessner associados, ou não, aos peelings mecânicos de cristal ou diamante. Há também a luz intensa pulsada, na qual a luz atinge e destrói a bactéria causadora da acne. Além disso, ajuda a fechar os poros, diminuindo os pontos negros e a acne devido ao acúmulo de impurezas. Há o laser de erbium fracionado-pixel, e ainda a terapia fotodinâmica, que atua nas glândulas sebáceas e, associada à luz azul, consegue melhora importante da acne inflamatória. Além disso, pode-se fazer uso de isotretinoína oral, que atua eletivamente sobre a glândula sebácea, diminuindo a sebogênese e normalizando a queratinização folicular, cessando assim a proliferação bacteriana.
Os tratamentos variam de acordo com o grau da acne?
Sim. Os peelings superficiais são indicados para acne grau 1 e 2, com predomínio de comedões e pápulas. A luz intensa pulsada apenas para grau 1 e 2, não podendo ser feita em acne mais avançada. O pixel é mais indicado para lesões cicatriciais de acne. Aqueles “famosos furinhos”. O TFD é indicado no grau 1, 2 e 3 , evitando-o apenas nas acnes nodulares. A isotretinoína só não é indicada na acne grau 1. Pode ser usada em todos os outros tipos inclusive nas nodulares e inflamatórias.
Quais os efeitos colaterais do tratamento e quanto tempo eles duram?
Os peelings causam uma descamação superficial que começam após 2 dias e duram de 3 a 5 dias. A luz pulsada causa uma vermelhidão na pele podendo aparecer crostas nas áreas de melanoses solares. A vermelhidão cessa em algumas horas e as crostas caem entre 7 e 10 dias. O pixel também causa uma vermelhidão em toda a face que regride em torno de 48 horas. Crostas podem aparecer nas áreas de cicatrizes e posterior descamação difusa. Na terapia fotodinâmica-vermelhidão, podem surgir edemas, que regridem após 2 e 3 dias. Já a isotretinoína causa ressecamento da pele e de mucosas, que só melhoram após a interrupção do tratamento.
Em quanto tempo dá para notar o resultado?
Peelings: após a terceira sessão.
Luz pulsada: a partir da segunda ou terceira sessão.
Pixel: dependendo da profundidade das cicatrizes, a melhora já é vista desde a primeira sessão.
Terapia fotodinâmica: desde a primeira sessão já observamos resultados.
Isotretinoína: a partir do terceiro ou quarto mês de tratamento.
É preciso fazer manutenção? De quanto em quanto tempo?
Depende muito da causa da acne. Se o quadro for persistente recomendamos que cada tratamento seja repetido anualmente, com exceção da isotretinoína, que é um tratamento único, com raríssimas exceções.