
Por que os ácidos são utilizados para amenizar vários problemas faciais?
Por que eles agem nas mais variadas queixas dermatológicas, sendo as principais: poros dilatados, manchas, acne e estrias. Os mais usados são o ácido retinóico, ácido glicólico e acido salicílico. Os ácidos provocam a renovação celular, regularizam a superfície cutânea, atenuam manchas e rugas e estimulam a produção de colágeno dando melhor elasticidade à pele. O conjunto de alterações provocadas pelo tratamento leva a uma pele de aspecto rejuvenescido e com mais viço.
Que problemas faciais podem ser tratados com ácidos?
Acne em todos os graus: os ácidos facilitam a eliminação dos comedões (cravos) e evitam a formação de outros. Melasma: é muito comum associarmos os ácidos, principalmente o retinóico e o glicólico, a agentes clareadores, como a hidroquinona para tratamento de manchas residuais ou melasma. Poros dilatados: esses são ocasionados principalmente pelo excesso de oleosidade. O uso de ácidos ajuda na renovação da epiderme causando uma leve descamação. Estrias: o ácido retinóico é o tratamento ouro para estrias, principalmente as recentes. Eles podem ser usados diariamente em casa em concentrações menores ou em forma de peelings.
Qualquer pessoa pode ser submetida a tratamentos com ácidos? Há contraindicação?
Alguns pacientes apresentam uma sensibilidade e irritação com o uso dos ácidos em geral. Um exemplo de peles sensíveis é o paciente portador de rosácea e dermatite seborreica de face. Nesse caso, devemos evitar sabonetes abrasivos e alternar com produtos calmantes e hidratantes alem de prescrever em concentrações baixas. Não há contra indicações para pele negras, sendo inclusive esse tipo de pele mais resistente na grande maioria das vezes. Os ácidos devem ser evitados na gravidez e na amamentação. Além disso, em épocas de grande exposição solar, como no verão, é obrigatório o uso de fotoprotetores, pois a pele em tratamento fica mais sensível aos danos do sol.
Quais as maiores vantagens dos tratamentos com ácidos?
Os ácidos agem no estimulo do colágeno, sendo um dos principais produtos usados no tratamento antienvelhecimento. Eles também potencializam alguns ativos consagrados, como a hidroquinona no tratamento de manchas e o minoxidil no tratamento da alopécia. Os mais usados em tratamentos dermatológicos são ácido retinóico, acido glicólico, acido salicílico, acido fítico, acido kójico, ácido azelaico e ácido tricloroacético.