A exposição solar desenfreada pode levar ao câncer de pele e ao envelhecimento precoce, mas é possível obter um bronzeado bonito e saudável, sem causar danos à saúde ou à beleza. O verdadeiro bronzeado só começa a aparecer a partir de 48 a 72 horas após a primeira exposição. Esse é o tempo necessário para que a melanina, pigmento que dá a cor a pele, seja produzida e liberada. O ideal é se expor gradativamente, sempre com fotoprotetor adequado ao tipo de pele, evitando o horário entre 10 e 16 horas. Mesmo quando a idéia é ficar mais corada, é importante reaplicar o protetor no corpo e na face a cada duas horas, ou sempre que mergulhar ou suar muito. Dessa forma, após alguns dias, a cor já será a desejada, sem ardências ou descamações.

Se a pele for muito clara, são recomendados tipos de bronzeamentos mais suaves, como os cremes auto-bronzeadores e o bronzeado a jato. Os autobronzeadores são cremes ou loções com dihidroxiacetona, substância que provoca uma reação química na pele, escurecendo-a. Esta reação estimula uma pigmentação da camada mais externa da pele, dando uma cor semelhante a do bronzeado. Eles não causam mal algum, a não ser a pessoas que têm alergia aos componentes das fórmulas. Já a técnica a jato emite pigmentos que se depositam na pele em uma concentração maior. Por isso é mais indicada para quem quer exibir a morenisse mais rapidamente.

Já as câmaras de autobronzeamento são totalmente contra-indicadas. Provocam o envelhecimento precoce da pele e aumentam a possibilidade da formação de câncer de pele. Para se ter uma idéia, a radiação UVA nessas câmaras se apresenta em doses mais altas que na radiação solar.